domingo, 31 de janeiro de 2010

À espera de um Milagre


Título Original: The Green Mile
Tipo: Drama
Sinopse: Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista, À espera de um milagre é a história entre o chefe de guarda da prisão (Tom Hanks) com um de seus prisioneiros (Michael Clarke Duncan). Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
Indicação: Indico para estudos sobre contingências presentes na rotina de presidiários, papel do psicólogo e assistente social que atuam em presídios, controle aversivo do comportamento, assédio moral, aboso de poder a autoridade, agências controladoras do comportamento, reflexão sobre políticas de gestão carcerária, rotas de fuga e esquiva, analise e avaliação funcional do medo e da culpa, esquemas de reforçamento, analise funcional de competências como calma, iniciativa, liderança, trabalho em equipe, pró - atividade, empatia, ansiedade, frustração, angústia, inveja, raiva, ira, confiança, motivação, auto - confiança, estudos e reflexões sobre os direitos humanos, etc.

Central do Brasil



Título Original: Central do Brasil
Tipo: Drama
Sinopse: Mulher (Fernanda Montenegro) que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
Indicação: Indico para estudos sobre dinâmica familiar, contingências envolvidas nos papeis paternalistas e maternalistas, estimulação aversiva, consequências de uma estrutura familiar fragilizada, avaliação funcional da raiva, avaliação funcional do sofrimento psicológico, contingências envolvidas no processo de delinquência, analise do comportamento aplicada à clinica, discussões sobre o papel do psicólogo clinico que atua com a infância e adolescência, avaliação e analise funcional dos profissionais e grupos de apoio, esquemas de reforçamento, determinantes ontogenéficas, filogenéticas e culturais do comportamento, discussão sobre agências controladoras do comportamento, metacontingências, macrocontingências, a formação do self sem a presença dos pais, analise do comportamento de futo e roubo, reflexão sobre a formação de valores, contingências aversivas presentes nos processos de aprendizado, etc.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Título Original: Sherlock Holmes
Tipo: Aventura
Sinopse: Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.

Indicação: Indico para estudos sobre amizade, inteligência acima da média, alto QI, estudos sobre amizade, analise funcional e analise do comportamento aplicada a àrea forense / jurídica, avaliação funcional do ciúmes, impacto do comportamento reflexo no comportamento operante, controle coercitivo do comportamento, comportamento supersticioso, analise do comportamento e contiguidade, analise funcional de crenças e religiosidade, reflexão sobre agência controladora (governo, religião), motivação, operação estabelecedora, dinâmica de uma mente criminosa, analise funcional do medo, reflexões sobre o comportamento de um cético / cientísta, comportamento governado por regras, etc.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Avatar


Título Original: Avatar
Tipo: Ficção Científica
Sinopse: Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.
Indicação: Indico para estudos sobre gestão ambiental, sustentabilidade, ética, valores, reflexões dentro dos campos psicológicos, antropológicos, sociológicos, multidisciplianres, macrocontingências, metacontingências, quadros relacionais, controve coercitivo e aversivo do comportamento, punição, contra controle, estudos sobre o amor, a paixão, analise funcional do ciúmes, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, analises psicológicas de comportamentos religiosos, reflexões sobre a fé, traição, bioequilíbrio, gestão de conflitos, analise funcional de costumes, hábitos, domesticação de animais, uso adequado dos avanços da ciência, ética em pesquisa, bioética, equivalência de estímulos e aprendizagem, abstração, empatia, fading, fading out, variabilidade e processos de aprendizado, analise funcional da culpa, etc.

O Senhor dos anéis: A sociedade do anél


Título Original: The Fellowship of the Ring
Tipo: Aventura
Sinopse: Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.
Indicação: Indico para orientação vocacional e profissional, plano de carreira, mapeamento por competências, formação de equipes (recrutamento e seleção), descrição de cargos, superação de obstáculos, instalação de contingências aversivas, controle do comportamento por reforçamento negativo, analise comportamental do medo, da ansiedade, da coragem, rotas de fuga e esquiva, motivação nas organizações, auto - motivação, TDAH, reflexões sobre a amizade, valores, ética, corrupção comportamental, estudo sobre cognição, pensamentos automáticos, pensamentos influenciando comportamento, comportamento governado por regras, comportamento verbal, estudo de auto clíticos, tato, mando, estudos da personalidade, a importância do "self", etc.