quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Corrente do Bem

Título Original: Pay It Forward
Tipo: Drama
Sinopse: Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.
Indicação: Indico para estudos sobre metacontingência e macrocontingência, controle de estímulos do comportamento, variabilidade comportamental, auto - controle, contingências de reforçamento social, cultural e ontogenético, impacto do reforço positivo no comportamento, instalação de novos repertórios comportamentais, inovação e criatividade, como pequenas ações podem gerar grandes resultados, o "eu iniciador", trabalho em equipe, auto - confiança, etc.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Círculo de Fogo


Título Original: Enemy at the Gates
Tipo: Drama
Sinopse: Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.
Indicação: Indico para estudos sobre a amizade, confiança, auto - confiança, liderança, comportamento de coragem, inovação, princípios do marketing pessoal, construção de imagem, auto imagem, status, valores, moral, ética, empatia, comportamento solicito, fidelidade, ciúmes, planejamento estratégico, raciocínio rápido, controle emocional, modelação comportamental, estresse, traumas, elaboração do luto, etc.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Todo Poderoso


Título Original: Bruce Almighty
Tipo: Comédia
Sinopse: Bruce Nolan (Jim Carrey) é um jornalista que tem um bom emprego na TV e uma bela namorada, Grace (Jennifer Aniston). Num acesso de fúria ele começa a xingar e questionar Deus e seu modo de fazer tudo funcionar, o que faz com que ele próprio (Morgan Freeman) resolva descer à Terra como um homem comum e lhe entregar o poder de comandar o planeta da forma como desejar durante um dia. É quando Bruce percebe o quão difícil é ser Deus e tomar conta de tudo o que ocorre no planeta.
Indicação: Indico para estudos sobre empatia, consequências do comportamento, metacontingências, macrocontingências, liderança, persuasão, teimosia, tolerância e intolerância, trabalho em equipe, confiança e auto - confiança, motivação, impulsividade, tomada de decisões, planejamento, ansiedade, ingenuidade, indico para equipes com problemas de achar que o trabalho do outro é menos ou mais valorizado do que o seu, etc.

Nem que a vaca tuça


Título Original: Home on the Range
Tipo: Animação
Sinopse: A fazenda Caminho do Paraíso está em pânico, pois uma ação de despejo ameaça acabar com o local. Temendo ir para o matadouro, os animais da fazenda decidem ajudar a dona a conseguir a quantia necessária para pagar a hipoteca. O alvo escolhido pelo grupo é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.
Indicação: Indico para estudos sobre liderança, trabalho em equipe, impacto da chegada de novos membros à um grupo, integração, auto - confiança, amizades, resistência à mudanças, inovação e criatividade, reconhecimento e valorização, esquemas de reforçamento nas organizações, reforçamento positivo de comportamento adequado nas organizações, gestão de conflitos, planos de sucessão, planejamento, gestão por competência, etc.