domingo, 21 de junho de 2009

Cruzada



Título Original: Kingdom of Heaven
Tipo: Aventura
Sinopse: Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também à esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei.
Indicação: Indico para estudos sobre orientação vocacional, elaboração de luto, valores morais, aquisição da paz através da guerra, hipocresia, comportamento de honra, ética, liderança, trabalho em equipe, inteligência vencendo a força bruta, dinamismo, empatia, pecados capitais, humildade, etc.

Carandiru



Título Original: Carandiru
Tipo: Drama
Sinopse: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
Indicação: Indico para estudos sobre a dinâmica das relações carcerárias, comportamento moral, comportamento sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e promoção de saúde através da multidisciplinariedade de profissionias, meios de sobrevivência em ambientes hostis, estimulação aversiva, comportamentos de fuga, esquiva, contra - controle, etc.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

300



Título Original: 300
Tipo: Aventura
Sinopse: O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
Indicação: Indico para estudos sobre liderança, auto - confiança, seleção natural utilizada no treinamento dos soldados spartanos, planejamento estratégico sobreposto a força, comportamento do orgulho, comportamento de seguir e dar a vida pelo líder, pela pátria, trabalho em equipe, luto, perda de entes queridos, hipocresia, traição, contra-controle, etc.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tratamento de Choque


Título Original: Anger Management
Tipo: Comédia
Sinopse: Dave Buznik (Adam Sandler) é um pacato empresário que é condenado por um crime e sentenciado a realizar um tratamento para controlar seu temperamento. O encarregado de realizar este tratamento é o Dr. Buddy Rydell (Jack Nicholson), um louco psiquiatra que tem seus próprios problemas de temperamento e parece ser o único capaz de tirar Buznik do sério.
Indicação: Indico para estudos sobre agressividade, estresse, exposição a estimulação aversiva, crônica e incontrolável, raiva, superação do medo de beijar em público, motivação, como as contingências podem tirar uma pessoa do "sério", assertividade, etc

Mulher Gato


Título Original: Catwoman
Tipo: Aventura
Sinopse: Patience Phillips (Halle Berry) é uma tímida artista plástica que trabalha em uma empresa de cosméticos. Quando Patience acidentalmente descobre um segredo da empresa em que trabalha, ela se vê envolvida em uma conspiração corporativa que sequer imaginara até então. O que acontece a seguir transformar Patience para sempre, fazendo com que ela ganhe a força, agilidade, velocidade e sensibilidade de um gato. Com seus novos poderes e a recém-ganha intuição felina, Patience se torna a Mulher-Gato.
Indicação: Indico para estudos sobre liderança feminina, asédio moral no trabalho, tem uma cena sobre grafologia (indico para os profissionais da área), comportamento de confiança em outras pessoas, comportamento de escolha entre ser bom ou mau (tendo recursos para ser ambos), auto - confiança, baixa auto -estima, etc.